quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Falando sobre animais

Posso começar este texto a dizer-vos que eu adoro animais.
Em pequena vivi num apartamento. Passei toda a minha infância a pedinchar um animal ao meus pais, mas a história era sempre a mesma "Não se pode ter animais num apartamento"! 

A minha mãe não gostava de gatos, sempre me encheu a cabeça de que eles arranhavam, eram maus, etc, etc... 
Os cães sujavam tudo e era preciso passeá-los a toda à hora e quanto aos papagaios diziam que se nós comprássemos um, estávamos a icentivar para que eles fossem cada vez mais arrancados do seu habitat natural.

E depois de tudo isto, ainda repetiam sempre a mesma história: "Não se pode ter animais num apartamento". Ironicamente, o meu vizinho de cima tinha papagaio, a vizinha do lado uma gatinha e o vizinho de baixo tinha um cão.

Durante essa fase não passei dos peixes dourados e das tartarugas. De quem me acabava por esquecer...

Quando mudei para a minha casa atual, cá existiam (e ainda existem) muitos, mas mesmos muitos gatinhos (a maioria são abandonados). E ao longo do tempo, fui me aproximando deles (naquele tempo não fazia mais nada)...

Acabei por conhecer uma gatinha que andava com os seus filhotes atrás e começei a afeiçoar-me a um dos seus filhotes, que era o mais atrevido e o único que gostava de estar em contacto com as pessoas. 

Passaram 4 meses sem o ver e um dia, ele já grande apareceu no meu quintal. Tinha a certeza que era ele! O mesmo gatinho com quem eu tinha passado todas aquelas tardes. Os meus pais acabaram por ficar a gostar muito dele (a minha mãe percebeu que estava errada quanto aos gatos) e hoje ele vive aqui connosco. 
  
A verdade é que sobre adoção eu sei pouco ou nada! Dado que a minha experiência com animais foi certamente uma verdadeira dádiva de Deus, pois não é todos os dias que nos aparece um gatinho perdido no quintal que acaba por ficar connosco. Mas quero deixar aqui o pouco do meu conhecimento para talvez ajudar a serem cada vez melhores donos:


Antes de adotar um animal é necessário que os nossos pais estejam de acordo. Não podemos adotar um animal e esconde-lo na dispensa, como umas amigas minhas fizeram..."a verdade vem sempre ao de cima".


É sempre bom nos informarmos bem sobre o animal e a respetiva espécie que vamos adotar.

Devemos fornecer condições necessárias para alojar o animal e saber os cuidados a tomar com ele.

Os animais, todos eles, necessitam de muita atenção e carinho. Não os devemos deixar de parte.

Se tiveres condições, não hesites em adotar. Há muitos animais a precisar de um dono!

10 comentários:

  1. Que lindo e triste seu texto... Por isso que eu não gosto de apartamento, já morei em um quando era criança mas eu nem ligava muito pra animal... Acho que por morar em AP mesmo já tinha aquele pensamento de que não podia ter um... Mas enfim, agora vivo cercada de animais e amo de paixão. E concordo que quando alguém for adotar tem que pensar muito antes se vai ou não cuidar do animal. Amei o texto, beijos.

    BLOG: NAHBOA?!
    FANPAGE: NAHBOA?!
    TWITTER: NAHBOA?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nathalia. Fico muito contente por ter gostado do texto.
      Os animais são maravilhosos e todos devíamos tratá-los bem, mas infelizmente, não é possível garantir que isso acontença por todo o lado, não é?
      Obrigada por ter deixado um comentário.
      Irei dar uma vista de olhos no NAHBOA?!
      Bjs :)

      Eliminar
  2. Texto lindo! Pura realidade, acho que se a pessoa vai adotar um animal, ela tem que pensar muito bem antes disso!
    Já estou te seguindo! Beijos <3
    docesexpressoes.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada e ainda bem que gostou do texto.
      Também já estou a seguir o "Doces Expressōes".
      Bjs :)

      Eliminar
  3. Também demorei muito tempo para convencer meus pais :// sempre fui apaixonada por roedores e já cegamos a ter 3 hamsters ao mesmo tempo! Animais são incríveis!
    unfabulousvacation.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Convencer os nossos pais é sempre a parte mais complicada.
      Obrigada por teres deixado um comentário.
      Bjs :)

      Eliminar
  4. Bem legal ter um animalzinho de estimação em casa.
    oneofff.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, é pena que nem toda a gente saiba disso.
      Obrigada por ter deixado o seu comentário :)

      Eliminar
  5. Eu sempre tive bichinhos de estimação, ja cheguei a ter 11 cachorros em casa. Atuamente tenho apenas 3 gatas e 1 gato. tinha 3 filhas de 4 patas 2 partiram e a outra levaram embora.

    Não sei viver sem estes companheiros!!!

    Vem no meu cantinho http://mulheradaadora.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uau! Eu sempre quis ter um cãozinho só não tenho um porque cães e gatos nunca se deram bem.
      Talvez adote um em breve :)
      Obrigada por ter deixado um comentário, bjs :)

      Eliminar